quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Dia 10 de fevereiro. Entrando em contato com a loja...

Eu já havia tido problemas com o Carrefour uma outra vez. Anos atrás no encarte da loja havia um produto anunciado que não estava disponível nas prateleiras. Entrei em contato na época via SAC do Carrefour (Serviço AMIGO do Cliente no 0800 724 2822) e fui bem respondido, não tendo porém nunca conseguido comprar o produto mesmo com a garantia de que um dia ele iria chegar. Como não era algo assim tão importante, acabei deixando de lado...

inconformado, no dia 10 de fevereiro, uma dia após a ressaca da frustração de ter um produto tão caro como a Lavadora Electrolux LTA15 sem funcionar, entrei em contato via e-mail com o SAC do Carrefour. A integra do e-mail foi essa:

Amigos. Realizei a compra de uma Lavadora Electrolux modelo LTA15 no valor de R$ 1.599,00 no último dia 31/01 deste ano. Ontem dia 09/02, exatos nove dias após a compra o produto apresentou um defeito. Qual a política do Carrefour a cerca de problemas como esse? Tentei por várias vezes contato com a gerencia ou o setor de eletro da loja onde realizei a compra porem ao ser atendido pela telefonista da loja a ligação era repassada a outro ramal mas nunca atendida. Tentei contato no SAC da Electrolux por todos os meios possíveis (e-mail, 0800, chat) e não obtive resposta. Já solicitei a assistência técnica mesmo achando um absurdo um produto desse valor já apresentar problema e com apenas 8 dias da data da compra e tendo sido colocado em funcionamento apenas duas vezes. Grato por qualquer posicionamento...

A resposta veio no mesmo dia algumas horas depois. Veja a resposta do Carrefour:

Prezado Eduardo,

Agradecemos o envio de sua mensagem ao Serviço AMIGO do Cliente Carrefour.

Gostaríamos de esclarecer que a política de troca da Rede Carrefour, para os produtos de eletro e eletrônicos, segue o prazo de 30 dias estabelecido no Código de Defesa do Consumidor, artg. 18, para que o fabricante realize os reparos necessários no produto.

Somente depois de expirado esse prazo e o produto permanecer sem conserto é que o cliente tem direito a troca, a qual pode ser solicitada ao Carrefour, pois respondemos solidariamente.

Caso tenha qualquer dificuldade com a assistência técnica você poderá nos contatar, para que possamos auxiliá-lo.

Certos de termos esclarecido, colocamo-nos à disposição sempre que preciso.

Seu contato está registrado em nossa central sob o número: 1836539.

Caso queira nos retornar, por favor, não responda ao remetente deste e-mail. Retorne na opção de enviar um E-mail pelo site Carrefour e, no assunto, basta selecionar a opção “RETORNO”.

Atenciosamente,

(nome preservado)
Serviço AMIGO do Cliente
Carrefour Brasil

Eu já meio que esperava esse tipo de resposta. Aqui vai minha crítica a cerca do Código de Defesa do Consumidor. A regra abre uma brecha sem lógica. Veja, comprei meu produto é só o usei 1 dia. Se levarmos em conta que hoje é o dia 25 de fevereiro, meu aparelho não funcionou nem 4,6% do tempo em estamos com ela. O código cívil (que segundo minha interpretação como leigo) está acima do Código de Defesa do Consumidor, apresenta o vício redibitório, que "são institutos jurídicos que têm a finalidade de resguardar ou garantir o adquirente de determinada coisa em contratos translativos de posse ou propriedade" onde a "coisa recebida, em virtude de contrato comutativo, pode ser enjeitada por vícios ou defeitos ocultos, que a tornem imprópria ao uso a que se destina, ou lhe diminuam o valor".

E o que são vícios ocultos? Bem, tentando aprender os conceitos jurídicos que envolvem as relações de consumo, compreendi que aquilo que chamamos de defeito é denominado na forma legal de "vício". Vício é aquele que é facilmente identificando, tipo um botão que se soltou, uma peça sem funcionar corretamente, etc. Já o vício oculto é todo aquele que não se é capaz de identificar de forma clara. Continuem lendo para entender onde quero chegar...

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